Aprendendo LaTeX utilizando o writeLaTeX – I

Image

O LaTeX é um sistema para produção de documentos, sobretudo técnicos e científicos. Ao contrário de softwares como o MS Word ou o OpenOffice Writer, o LaTeX permite que você não se preocupe muito com a aparência ou tipografia do texto, mas se concentre apenas no conteúdo. Ao contrário desses outros softwares, em que você, em todo o momento, deve especificar os parâmetros do documento (fontes, parágrafos, etc), no LaTeX, isso é feito através de códigos do tipo “\section{Introdução}”.

Este tutorial oferece algumas dicas de LaTeX para iniciantes, utilizando um serviço virtual, o writeLaTeX (http://writelatex.com).

Esse site é muito interessante, porque permite que você trabalhe com LaTeX pela própria web, sem ter de instalar compiladores em seu computador. Ao mesmo tempo, a página oferece um output, que mostra em tempo real as modificações do seu documento e avisa se há erros no código.

Além disso, o WriteLaTeX traz formatos pré-prontos de artigos e slides em que você pode modificar. Por exemplo, abra o site e clique em “Start Writing – Create a New Paper”. Abrirá uma tela similar a seguinte:

Image

No lado esquerdo, há o código. No lado direito, uma prévia de como ficará o documento. A primeira linha “\documentclass[a4paper]{article} define o modelo que você está utilizando. No caso, article corresponde a um artigo, mas você poderia, por exemplo, trabalhar com outros formatos (letterbook, entre outros).

Uma primeira coisa que você pode fazer é trazer o documento para o português. Para isso, na terceira linha, troque “\usepackage[english]{babel}” por “\usepackage[brazil]{babel}”. Para definir o “encoding”, insira a linha “\usepackage[latin1]{inputenc}”.

Agora você pode explorar o documento. Altere os campos de \title{} e \author{} para alterar o título e o autor. O comando \maketitle, após a abertura do documento vai inseri-los no início do artigo. Assim, teremos como código inicial:


\documentclass[a4paper]{article}

\usepackage[brazil]{babel}
\usepackage[utf8x]{inputenc}

\title{Teste LaTeX}
\author{Sociais e Métodos}

Após isso, você poderá editar o conteúdo. O conteúdo de seu artigo ficará entre as linhas \begin{document} e \end{document}.

Imprima o autor e o título, previamente editados, no artigo com a linha \maketitle .Para se criar o resumo, edite o conteúdo entre as linhas \begin{abstract} e \end{abstract} .

\begin{document}

\maketitle

\begin{abstract} Este é um artigo de teste para o LaTeX.
\end{abstract}

Para editar as seções e subseções, utilize as linhas \section{título} e \subsection{título} para imprimi-las. Note que o conteúdo entre chaves representa o titulo da seção. O conteúdo inserido após as linhas será o texto do próprio artigo.

Para exemplificar, o seguinte código:

\section{Introdução}

Esta introdução serve para apenas para teste.

\section{Seção Teste}

\subsection{Subseção teste}
Esta subseção foi aberta somente para teste.

Após isso, lembre-se que o conteúdo do documento deve ser terminado com \end{document} .

O resultado final será o seguinte:

writelatex1

O LaTeX oferece muitos outros recursos para fazer tabelas, postar imagens, imprimir fórmulas matemáticas, criar bibliografias, entre outros. Em posts posteriores, vamos introduzir novos comandos para o uso desses recursos.

O próprio site do WriteLaTeX também é bastante intuitivo quanto ao uso dos recursos. Vale a pena dar uma explorada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s