Ciências Sociais Computacionais?

Pesquisar hoje não é como antigamente. Ou, pelo menos, não precisa ser. Uma pesquisa envolve passos básicos:

  1. Imaginar/fazer hipóteses, relacionando-as com teorias e modelos
  2. Tornar essas hipóteses operacionais
  3. Coletar as informações necessárias e analisá-las
  4. Interpretar os resultados, escrever e…  publicar.

Operacionalização, coleta e análise podem grandes “improvements” a partir do contínuo desenvolvimento de softwares e plataformas, bem como da crescente disponibilidade de dados (públicos) na internet.

 

Operacionalização

Governos, empresas e fontes independentes cada vez mais utilizam meios digitais para divulgar seus dados. E inúmeras coisas on-line se tornaram dados que podem ser analisados: informações de redes sociais, estatísticas de acesso a sites etc… O crescimento da quantidade de informação disponíveis na internet é exponencial:

Image

Nunca houve tantos registros do comportamento humano como existem hoje. Com criatividade (e critério), podemos tornar observáveis velhas e novas hipóteses.

 

Coleta

A coleta de dados na internet pode ser chata, demorada e repetitiva. Formulários online, milhares de resultados, falta de padronização…

Com um pouco de domínio de computação, um pesquisador consegue automatizar atividades, acelerando o processo em horas, dias ou semanas. Há softwares específicos que automatizam a coleta e fazem uma “limpeza” das informações. A maioria deles é pago, no entanto.

Mas sem ser um cientista ou engenheiro da computação, é possível programar algumas poucas linhas de código numa plataforma open source (como o R ou Python) e realizar o mesmo trabalho com tanto ou mais eficiência. Um adicional: programação empodera. Num mundo em que a informação é quase toda digital, conhecer sobre linguagens e sistemas significa ter mais acesso e capacidade para analisar o que há disponível.

 

Análise I: poder computacional

Temos computadores mais baratos e melhores a cada ano. E também há softwares mais versáteis e mais capazes. A relação entre capacidade de processamento e preço dobra a cada 18 ou 24 meses!

Image

Hoje, é possível manipular um Censo demográfico com um computador pessoal. Ou, à distância, controlar um “supercomputador” ou acessar um serviço de processamento numa “nuvem” (como a que a Amazon disponibiliza).

 

Análise II: quanti e quali

Uma pesquisa rápida na internet ou nos principais periódicos mostra que o uso de estatística, matemática e simulações é tendência nas maiores Universidades. A aplicação de modelos quantitativos/computacionais foi muito facilitada pelos softwares cada vez mais versáteis e potentes. Além do que, com uma breve busca em fóruns e sites, encontra-se tutoriais, respostas a dúvidas e exemplos.

Certamente os avanços computacionais beneficiaram principalmente os usuários de abordagens quanti, uma vez que o manuseio de elementos matemáticos é muito mais simples (computacionalmente) do que lidar com interpretação de “linguagens naturais”.

Há também softwares para organizar e facilitar a pesquisa qualitativa (Atlas.ti, Nvivo etc.) Mas existem avanços na automação da análise de texto – que requerem um pouco de programação.

 

Ciências Sociais Computacionais?

Esse termo significa simplesmente utilizar métodos “computacionalmente intensivos” para analisar e modelar fenômenos sociais. A noção de “intensivo” varia.

Poder significar organizar transcrições com uso de software e classificá-las depois. Pode ser fazer uma análise de redes, aplicar um modelo estatístico, coletar dados na internet, fazer uso de um grande banco de dados, executar uma grande simulação baseada em agentes…

Num sentido lato, se relaciona com o fato de que computadores são cada vez mais indispensáveis para a pesquisa – e não apenas para a fase de escrita.

Num sentido estrito, implica novos horizontes.

Anúncios

2 respostas em “Ciências Sociais Computacionais?

  1. Pingback: Webscrapping, big data, data mining… essas coisas de sociólogo! | André Vieira

  2. Pingback: Web scraping, big data, data mining… essas coisas de sociólogo. | André Vieira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s